Cooperação
Nas
nossas
atuais
práticas
pedagógicas,
ensinando
nossos
alunos
a
cooperar,
no
sentido
que
Jean
Piaget
nos
deixou?
Como seu
projeto
integrado
de
aprendizagem
está
lhe
preparando
para
enfrentar
este
desafio?
Nem
sempre. Às vezes exigimos tanto de nossos alunos que os sufocamos
impedindo-os de pensar ao seu próprio modo. Quando isso ocorre, a
cooperação deixa de existir, pois os mesmos ficam limitados e
condicionados apenas a ensinamentos que são mais de interesse do
professor, pois o mesmo tem um calendário a cumprir, e as
descobertas, por si só, deixa de acontecer.
O
projeto integrado de aprendizagem sobre o lixo (coleta seletiva) dá
oportunidade ao aluno refletir sobre suas próprias práticas sociais
e das pessoas que a cercam. Por ser um problema de difícil solução
e comum a todos, a participação é grande. Os alunos descobrem
novidades como brinquedos de sucata que são muito interessantes.
Eles surpreendem com criações magníficas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário