quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM (PIA)

TEMA GERADOR: O LIXO


TEMA: Coleta seletiva


PROBLEMA: De que forma conscientizar os alunos e comunidade para fazer a coleta seletiva de maneira que traga benefícios para ambos ?


OBJETIVO GERAL:
Conscientizar os alunos quanto aos benefícios e malefícios que o lixo pode trazer para a escola e comunidade.

OBEJTIVOS ESPECÍFICOS:
- Orientar sobre o que é lixo;
- Informar a classificação e o tempo de decomposição dos resíduos;
- Conscientizar sobre a importância da coleta seletiva;
- Instigar os alunos a conscientizar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva;
- Utilizar a reciclagem do lixo na geração de renda para a comunidade.


JUSTIFICATIVA:
Diante da preocupação com o lixo em sala de aula, se faz necessário uma conscientização para que os alunos tenham um conhecimento sobre os problemas causados pelos resíduos na escola e comunidade. “Um primeiro passo será ampliarmos os conhecimentos sobre os resíduos em geral [...] para então desenvolvermos, com mais segurança uma proposta de gerenciamento adequada a nossa realidade.”


METODOLOGIA:
O projeto será desenvolvido de maneira expositiva utilizando slides como recurso didático para o desenvolvimento do conteúdo, vídeos para conscientização e reflexão sobre o problema proposto. Depois de uma pré-conscientização será realizada uma palestra com um agente da vigilância sanitária sobre os malefícios causados pelo lixo. Em seguida os alunos farão um trabalho de conscientização da comunidade através de pesquisa sobre o destino do lixo na comunidade, fazendo distribuição de panfletos explicativos sobre a coleta seletiva e dando sugestões de artesanato que pode ser transformando em fonte de renda para comunidade.


RESULTADOS:


REFERÊNCIAS:
VIANNA, Walny Terezinha De Marino. Consciência Ambiental: uma nova reflexão sobre recursos naturais essenciais para a vida humana e sua preservação. Curitiba, PR: Casa do Saber Soluções Pedagógicas e Tecnológicas, 2008.

VIZENTIN, Caroline Rauch. Meio Ambiente: do conhecimento cotidiano ao científico: Metodologia Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano. Curitiba, PR: Editorial, 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário